sexta-feira, 28 de março de 2014

Reflexão

Trabalhos realizados por alunos dos cursos EFA
 
 
A Toxicodependência
            Foi realizada, na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Caniço, uma palestra que visou a prevenção da toxicodependência, dia 11 de Março às 19 horas e 30 minutos, dirigida pelo Dr. Nelson Carvalho, presidente da UCAD às turmas dos cursos EFA de nível secundário.
           Nesta actividade não só foram mencionadas formas de prevenção pessoal, como também foram transmitidas, para aqueles com filhos, informações pertinentes no que diz respeito à diagnose de um possível consumo de estupefacientes.
        Visto que em alguns casos a prevenção não é possível, foram discutidos também métodos de tratamento e feitas referências às recaídas dos sujeitos em fase de reabilitação.
        Numa última fase da palestra foram averiguadas formas inovadoras dos adolescentes consumirem substâncias prejudiciais, como alerta para os pais.
Marco Cravo
Turma: NS2
 
 
 
 
Observação Astronómica

No passado dia catorze de março, pelas vinte horas, teve lugar no campo da nossa escola uma sessão de observação aos astros, tendo como orador o Monitor Fernando Góis, Presidente da Associação de Astrónomos Amadores da Madeira (AAAM), uma Atividade Integradora inserida na área de Competência-Chave de Sociedade, Tecnologia e Ciência, referente ao Núcleo Gerador 7 – Domínio de Referência 1 cujo tema é “O Elemento”, dinamizada pelos Formadores Inácio Jesus e Augusta Santos.
          Os alunos dos cursos EFA tiveram a oportunidade de observar os astros através de um telescópio, sendo a primeira vez para a maioria. Foram observados o planeta Júpiter, a Lua e ainda uma Nebulosa. As explicações dadas foram sobre o Sistema Solar em geral dando, no entanto, especial ênfase aos planetas e astros observados sendo a Lua o astro de que mais falou, sobre a qual referiu as suas fases e que efeito têm sobre a Terra bem como os efeitos que a Terra provoca à Lua. Foram ainda abordados, embora de uma forma breve, a ida do Homem à Lua, a sua importância para a Humanidade e os efeitos negativos provocados durante as passagens seguintes.
De uma maneira geral os alunos gostaram desta atividade, achando-a interessante, sendo que muitos defenderam que se deveria repetir mais vezes.
Flávio Andrade
Turma: NS2


 


Sem comentários:

Enviar um comentário