segunda-feira, 28 de abril de 2014

Formandos dos cursos EFA assistem à Conferência “Nós, Cidadãos, e a Europa”


    Os formandos das turmas do nível Básico dos cursos EFA assistiram à conferência “Nós, Cidadãos, e a Europa”, no passado dia três de março, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, no Auditório da EB23 do Caniço.
    Pelas 21h30, iniciou-se a conferência dinamizada pelo orador Dr. Luís Saraiva, que iniciou a sua exposição com algumas noções sobre a constituição da União Europeia, em 1951 (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA), evolução e o papel que desempenha sobre os seus estados-membros. Foram abordados alguns tratados, principalmente os de Lisboa e de Maastricht.
     Durante a sua exposição, o Dr. Luís Saraiva foi ressalvando a importância dos cidadãos exercerem o direito ao voto, aludindo às próximas eleições europeias, para elegerem os seus representantes na Europa.
   Posteriormente, foi abordada a moeda única – o Euro, os países que a ela aderiram, as suas vantagens e desvantagens, principalmente para o nosso país, e a importância da União Europeia ter uma moeda única forte.
   Foi, ainda realçada a importância de existir um Tribunal Europeu, ao qual todos os cidadãos europeus podem recorrer.
    Na fase final da conferência, foram colocadas algumas questões aos formandos e pelos formandos sobre a adesão de Portugal ao Euro, vantagens e desvantagens.
   Foi uma conferência muito ativa que envolveu todos os presentes num diálogo sempre enriquecedor.



Os formandos do B3 - T2


Sem comentários:

Enviar um comentário