Aconteceu em março
EFAs do Caniço participam na Exposição da rede de Escolas da UNESCO


Desde o dia 1 de fevereiro de 2008 que a nossa escola está associada à UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura cuja o lema é “Educação Para Todos” com o projeto “Transformar desafios em oportunidades. Educação para uma cidadania verdadeiramente ativa”.
Este ano os Cursos de Educação e Formação de Adultos - EFA, participam neste projeto com trabalhos da Turma 1 de Certificação Escolar que se encontram na exposição. Trata-se de dois trabalhos sobre o tema “Do lixo se faz arte!”: um formigueiro e um porta-plantas ligados à temática da floresta, construídos no âmbito dos trabalhos práticos do NG2 - Ambiente e Sustentabilidade também para exposição na nossa escola no dia 18 de abril e que foram selecionados para esta exposição a decorrer no Madeira Shopping.
A Equipa Pedagógica dos EFA
Notícia sobre exposição UNESCO editada online na Ensino Magazine - Consulte:
O Património Cultural Regional: EFAs viajam até ao passado com visita ao Núcleo Museológico de Machico
A Equipa Pedagógica dos EFA
A finalizar as atividades integradoras levadas a cabo no âmbito dos Fóruns dedicados ao Ambiente, os formandos dos Cursos EFA assistiram ao filme sobre as temáticas abordadas.
Segundo o filme 2012, há séculos atrás a civilização Maia deixou um calendário com uma data prevista para o fim do mundo e, desde a sua descoberta, cientistas e numerólogos encontraram factos que prevêem o acontecimento de uma grande catástrofe na Terra exatamente no dia 21/12/2012. No entanto, esta inicia-se antes do dia previsto, surpreendendo os cientistas e autoridades ainda a desenvolver projetos para salvar a humanidade. Um deses projetos é a construção de grandes arcas na China que resistiriam aos ventos, tsunamis e terremotos, mas aí só entrarão pessoas que puderem pagar muito por um lugar. No meio das catástrofes, um homem pai de duas crianças fica sabendo sobre este facto e luta para salvar a sua família, tentando chegar à China para entrar numa das arcas.

A Equipa Pedagógica dos EFA
A Pegada Ecológica Com os EFA
No dia 6 de março de 2013, as turmas dos Curso EFA participaram no debate sobre o Défice Ecológico que teve como oradores o Prof. Dr. Hélder Spínola e o Prof. Dr. Ricardo Fabrício. Este debate contou com a presença do Presidente do Conselho Executivo, prof. Armando Morgado e com os colegas prof. Ricardo Santos e prof.ª Conceição Constantino. O primeiro interveniente foi o Prof. Dr. Ricardo Fabrício, especialista em Sociologia das Organizações, que fez uma breve introdução histórica no contexto da Sociologia, deixando patente a forma como a sociedade e a sua organização contribuem para o défice ecológico, por levar a comportamentos consumistas que em muito contribuem para o aumento da Pegada Ecológica.
Por sua vez, o Prof. Dr. Hélder Spínola, biólogo especialista em recursos naturais, salientou a forma como o consumo exerce pressão sobre o território e os recursos disponíveis, gerando o défice ecológico.
A Equipa Pedagógica dos EFA