No passado dia 20 de abril, as turmas do nível Básico dos cursos EFA visitaram o Museu da Fotografia onde, numa visita guiada pelos serviços educativos, puderam conhecer a evolução da fotografia e a sua importância para a sociedade madeirense. Numa experiência visual fascinante, os formandos reconheceram o espaço museológico como património valioso que alberga cerca de um milhão e meio de exemplares fotográficos, desde o século XIX.




Simultaneamente, as turmas de nível Secundário dos Cursos EFA visitaram a Casa-Museu Frederico de Freitas, também conhecida como Casa da Calçada de Santa Clara. Foi outrora, a antiga residência dos Condes da Calçada, no século XVII e que foi identificada como palácio na imprensa do século XIX. Em 1941 a Casa foi arrendada ao Dr. Frederico de Freitas (1894-1978), advogado, notário e colecionador madeirense, que aí viveu cerca de 40 anos, reunindo um impressionante conjunto de obras de arte, posteriormente legado à Região Autónoma da Madeira. A coleção do Dr. Frederico de Freitas começou com enfoque sobre objetos relacionados com a Madeira, logo se tornou mais abrangente envolvendo um vasto conjunto peças de escultura, pintura, mobiliário, cerâmica, gravura, de origem nacional e estrangeira. Em 1978, o Governo Regional da Madeira, compra o imóvel, onde mais tarde, em 1988, foi inaugurada a Casa da Calçada e uma zona dedicada às Exposições Temporárias e em 1999, a conclusão da Casa dos Azulejos, concebida e edificada para acolher o importantíssimo acervo de azulejaria, com condições de acessibilidade, reservas, oficina e Auditório e da Casa da Entrada, onde funcionam os Serviços de Portaria e Receção, os Serviços de Educação e de Animação e o Gabinete de Estampas e Desenhos. Durante esta visita, as turmas visitaram a Casa da Calçada onde visualização a referida casa do Dr. Frederico de Freitas e a Casa dos Azulejos, as duas visitam foram enriquecedoras pois mostraram aos formandos o impressionante conjunto de obras de arte que o referido Dr. colecionava de elevado valor cultural.



Seguidamente, todos os formandos rumaram à Quinta Vigia onde foram recebidos pelos responsáveis educativos deste espaço. Numa visita guiada, os formandos conhecerem a história da quinta e puderam percorrer os espaços mais emblemáticos do edifício-sede deste órgão de soberania. Esta atividade propiciou ainda o contacto com o Presidente do Governo Regional, aumentando a proximidade entre eleitores e eleitos, num salutar exercício de cidadania.