É com grande prazer que vimos convidar os membros do staff docente e não docente da Escola a participar no NOVO Projeto Erasmus+ EFACaniço-SER+(KA121-ADU-000134390), ao longo do ano letivo de 2023/24, através da concretização de mobilidades na UE para fins de aprendizagem/Job Shadowing, por forma a alcançar os objetivos previstos no Plano Europeu da instituição, tais como o enriquecimento cultural e profissional de cada um, que se traduza, em termos gerais, numa melhoria da qualidade das aprendizagens, entre outros, e projete a Escola a nível internacional. Nesta edição do Projeto contaremos, pela primeira vez, também com a mobilidade de formandos.
Pata tal, basta aceder ao link:
https://forms.office.com/e/FkpFKGsN5k
e clicar em “começar agora”.
As mobilidades são financiadas pela UE ao abrigo do programa Erasmus+ no âmbito da Educação de Adultos, por intermédio da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em decorrência da Acreditação da EB2,3 do Caniço (2023/2027) e aprovação de orçamento para a realização do Projeto, pertencente à Ação-chave KA-121 para os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).
Os principais objetivos que determinaram a candidatura à Acreditação Erasmus+ da Escola para a Educação de adultos prendem-se com ações tais como:
- Promover a igualdade de oportunidades e a inclusão de formandos adultos num Projeto Erasmus+ da nossa instituição de ensino.
- Melhorar as soft skills, as competências linguísticas e digitais e as qualificações dos formandos adultos.
- Melhorar as Competências dos Formadores dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).
Esclarece-se que, embora corresponda a um dos critérios de seleção dos interessados em juntar-se ao Projeto que tem por base a Educação de Adultos (descritos a seguir), a ligação atual ou anterior do docente/não docente a esta área de ensino não é obrigatória, dada a transversalidade dos objetivos contemplados no Plano Europeu da instituição e a contribuição que poderão vir a dar, tanto aos Cursos EFA, como a toda a instituição.
Critérios de seleção do pessoal docente / não docente para mobilidades de aprendentes adultos/para fins de aprendizagem/Job Shadowing
1.º Possuir uma ligação direta ou indireta à Educação de Adultos.
2.º Não ter participado previamente num Projeto Erasmus+.
3.º Nunca ter viajado para território nacional e/ou estrangeiro.
4.º Demonstrar alto índice de cumprimento de prazos, assiduidade e pontualidade.
5.º Encontrar-se disponível para a disseminação dos resultados da experiência
6.º Apresentar dinamismo e gostar do trabalho em equipa
7.º Revelar conhecimentos de língua inglesa (falada e escrita).