quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Viagem ao Mundo da Inês

    As turmas de EFA deslocaram-se ao Funchal, no passado dia 24 de outubro, para assistir à peça de teatro intitulada Farsa de Inês Pereira, da autoria do conceituado dramaturgo Gil Vicente, que consiste, sumariamente, numa comédia satírica aos costumes sociais e ao papel da mulher na sociedade portuguesa do século XVI.

Público no teatro Baltazar Dias


Aqui fica a opinião de uma aluna sobre a atividade:

Viagem ao Mundo da Inês

    Assisti no passado dia 24 de outubro, à peça de teatro “Farsa de Inês Pereira” que me marcou profundamente devido ao desempenho dos atores.
Em primeiro lugar, fascinou-me a linguagem que foi utilizada, embora tivesse alguma dificuldade em perceber o que diziam. Admirei como os atores conseguiram decorar tudo, considerando a dificuldade do texto de Gil Vicente. Também gostei do guarda-roupa, muito bem concebido, tendo em conta ser do século XVI. Além disso, foi uma peça cómica, com várias críticas ao clero e à vida das mulheres, que, no fundo, são bem atuais.
    Apesar de notáveis méritos, seria possível melhorar o som, pois houve vários momentos em que tínhamos dificuldade em ouvir algumas vozes. O volume da música estava, por vezes, alto demais, prejudicando a compreensão da peça.
    Em conclusão, numa escala de 1 a 5, atribuiria uma classificação de 3 estrelas e a aconselharia aos jovens do 10º ano, que estudam a obra nas aulas de Português.

Rita Coelho – NS2

Tecto pintado do Teatro Baltazar Dias