quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atividade Integradora


Visita ao Centro de Ciência Viva e ao Aquário – Porto Moniz

No dia catorze de abril, realizou-se uma atividade integradora ao Porto Moniz, com a participação das turmas um, dois, três, quatro e cinco, no âmbito das áreas de competência-chave de CP, CLC e STC. Estiveram presentes nesta visita os formadores: Inácio Jesus, Eduardo Madeira, Augusta Santos e Patrícia Campos.
A visita correu muito bem, uma vez que, os formandos demonstraram interesse e agrado pelos locais visitados. 
No Centro de Ciência Viva puderam experienciar diversas atividades, aliando a ciência e as novas tecnologias ao conhecimento.
De entre as muitas exposições, as quais permitiam que os visitantes interagissem com o que os rodeava, destacou-se a exposição interativa referente à Laurissilva.
No que respeita à visita ao Aquário, os formandos tiveram a oportunidade de observar a diversidade de espécies da fauna marinha regional, levantando várias questões sobre o tema à bióloga que os acompanhava.




            No passado dia catorze de abril, os formandos dos cursos EFA, turmas 1, 2, 4 e 5 da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço realizaram uma visita de estudo a uma das freguesias mais antigas do norte da ilha da Madeira, o Porto Moniz. Nesta visita de estudo foram pontos de paragem obrigatória o Aquário da Madeira e o Centro de Ciência Viva, tendo por objetivo proporcionar aos formandos maior conhecimento do Património madeirense e sobre assuntos relacionados com ciência e tecnologia; sensibilizar para a sua importância num contexto de modernidade; desenvolver o espírito de observação e ministrar momentos de lazer e são convívio entre formandos.
            A viagem de autocarro foi feita com a ajuda de um tempo muito agradável e em clima de grande animação e convívio. Houve música e distribuição de amêndoas doces e batatas fritas no percurso da viagem. Chegados ao Porto Moniz, iniciou-se a visita de estudo ao Aquário da Madeira, que está instalado num edifício que constitui uma réplica do forte de São João Baptista que havia sido construído no mesmo local em 1730 como defesa dos habitantes locais contra ataques de piratas. Esta visita foi acompanhada de explicações apropriadas que em muito ajudaram os alunos a um melhor conhecimento sobre a enorme diversidade de espécies da fauna marinha regional.

Nesse dia foi também feita a visita de estudo ao Centro de Ciência Viva, um local onde os alunos poderam explorar exposições e outras ações de divulgação científica. À entrada do Centro de Ciência Viva deparam com a existência de um globo gigante.
            Seguiram atentamente as explicações dadas pelo guia e puderam mergulhar numa atmosfera lúdica e de entretenimento riquíssima do ponto de vista cultural e científico, viajando desde o período terciário até aos nossos dias na máquina do tempo.
O encanto da Floresta Laurissilva foi recriado numa mágica e surpreendente enciclopédia que permitia conhecer a origem e a evolução da Floresta Laurissilva, uma relíquia que data do período terciário, tempos em que o Homem primitivo ainda nem existia!

No observatório virtual da Laurissilva, além da floresta, os alunos puderam descobrir as espécies aí existentes, ouvir os seus sons e aprender as suas características.
Também realizaram vários jogos pedagógicos como, por exemplo, o da ilusão ótica.                   
No âmbito da proteção ambiental distinguiram-se o jogo da reciclagem e o jogo da água que tem como objetivo aumentar a consciência de que a água é um recurso natural valiosíssimo captado pela Floresta Laurissilva.
            Terminadas ambas as visitas, os alunos puderam caminhar ao longo da promenade onde encontraram uma variedade de cafés, restaurantes e lojas de souvenirs, onde almoçaram e conviveram durante alguns minutos antes de regressarem ao ponto de partida.
            Por volta das catorze horas os alunos reuniram-se no local de partida do autocarro e chegaram à escola do Caniço pelas quinze horas.
            Todos os alunos ficaram enriquecidos com esta visita de estudo, permanecendo na sua memória a paisagem que puderam desfrutar da natureza; a beleza das piscinas naturais; o inolvidável espetáculo do Aquário do Porto Moniz e o Centro de Ciência Viva, onde puderam embarcar numa experiência única de lazer aliado à ciência e ao conhecimento.
Teresa Silva nº 31 Turma 1
Formador: Eduardo Madeira
CP - NG7: Argumentação e Assertividade

Sem comentários:

Enviar um comentário