segunda-feira, 25 de março de 2024

Palestra sobre "Feminismos e Machismos"

No dia 21 de março pelas 21:15, os cursos EFA da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço receberam a Farmácia do Caniço, com o intuito de promover a palestra “Feminismos e Machismos - A Violência de Género na Atualidade”, dinamizada pelas oradoras Joana Martins e Valentina Ferreira, da Associação UMAR.

Nesta palestra foi-nos explicado o significado de UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta). Esta associação foi criada em 1976, com o objetivo de as mulheres lutarem pelos seus direitos, pós 25 de abril. Para além desta luta, desenvolvem vários projetos para a igualdade de género, como também dão apoio a vítimas de violência.

De seguida, vimos a diferença entre o sexo e o género e os diferentes papéis sociais de género (como, por exemplo, o facto de as mulheres serem associadas ao cuidar da casa e os homens a trabalhar). Também verificamos, através de um vídeo, o quão a nossa sociedade é seguida por estereótipos. Nesse vídeo constata-se como as crianças já são ensinadas a brincar com brinquedos associados a cada sexo.

Aprendemos também que o feminismo não é o oposto de machismo. O feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre os homens e as mulheres e que o machismo é a supervalorização do homem. Também vimos que existiram várias vagas de feminismo, ao longo dos tempos, e que a definição de patriarcado é um sistema social onde o homem contém o poder primário e predomina em funções de liderança.

Acabamos a palestra falando um pouco sobre a violência e concluímos com a seguinte frase final “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância”.

Em suma, este foi um momento positivo de partilha de conhecimentos.

Catarina Faria - NS3




Sem comentários:

Enviar um comentário