segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jornadas da Saúde


Sessão de Terapia do Riso

A risoterapia, ou yoga do riso é uma técnica proveniente da Índia e que já se espalhou por todo o mundo.

O Yoga do Riso é uma atividade lúdica com o objetivo de mudar o estado de ânimo dos seus participantes, através de exercícios de relaxamento. O método foi criado por Madan Kataria, um médico indiano que concluiu que a gargalhada ajuda no processo de recuperação das doenças e dos desequilíbrios emocionais. No passado dia 13 de abril, os formandos das turmas 2, 3 e 5, dos Cursos de EFA da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, tiveram a oportunidade de experimentar, em primeira mão, uma sessão de yoga do riso com a enfermeira Ilda Freitas, que tem formação nesta área. Estiveram também presentes nesta sessão os formadores Augusta Santos (STC), Carla Abreu (CLC), Eduardo Madeira (CP), Miguel Varela (CP) e Patrícia Campos (CP).

No início o riso é induzido por meios artificiais, sendo que logo se transforma em algo absolutamente espontâneo. É um exercício de uma simplicidade incrível, contudo, muito poderoso e transformador que qualquer pessoa pode realizar, em qualquer lugar e em qualquer altura. A premissa básica é que o corpo sabe e pode rir, independentemente do que se passa na mente. E os formandos comprovaram esse facto em primeira mão.

A sessão decorreu de tal forma, que até os formandos que estavam sentados, participaram ativamente na mesma e, no final da sessão, foram muitos os que mostraram interesse junto à enfermeira para tentar saber mais sobre esta terapia.

Foi uma sessão deveras esclarecedora, apelativa e enriquecedora, que presenteou  a todos com uma dose de boa disposição e forneceu uma arma poderosa para enfrentar o stress do dia-a-dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário