segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jornadas da Saúde


Fórum: Patologias e Prevenção

Prevenção das Toxicodependências

No último fórum das Jornadas da Saúde, dinamizadas pelos Cursos de Educação e Formação de Adultos, contámos com a presença do Dr. Nelson Alexandre Vieira Carvalho, diretor do Serviço de Prevenção de Toxicodependências, integrado no Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira. O tema, como não poderia deixar de ser, foi a Prevenção das Toxicodependências. Este fórum teve lugar no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço e contou com a presença das turmas 2 e 3 e com os formadores Augusta Santos (STC), Carla Abreu (CLC), Eduardo Madeira e Miguel Varela (CP).

O Dr. Nelson Carvalho salientou que “Prevenir, é acima de tudo, Educar!”, realçando que é desde criança que se educa para a prevenção das toxicodependências e que se deve falar das substâncias psicoativas, mas de forma cuidada e sem falar nos seus efeitos, ou seja, de uma forma científica. Acentuou ainda que os pais são o primeiro agente educativo e ,depois, os próprios e referiu a importância do conhecimento dos direitos e deveres do indivíduo e da existência de regras.
Destacou que não devemos julgar, devemos ouvir e tentar compreender, e enfatizou que o maior fator de risco na adolescência é o grupo de amigos, referindo que entre 70 a 80% dos adolescentes que experimentam substâncias psicoativas fazem-no devido ao grupo de amigos e que 95% dos problemas que aparecem se devem ao consumo de álcool e de tabaco.
O preletor referiu ainda a importância de treinar competências como a autoconfiança, a autodisciplina, estabelecer objetivos, testar os limites e preencher a necessidade de aventura através de atividades que desencadeiam adrenalina, mas com um risco controlado, as quais são fundamentais para uma atitude de recusa face ao consumo de drogas.
PREVENIR é, então, AGIR ANTES DE ACONTECER!

Sem comentários:

Enviar um comentário