terça-feira, 17 de dezembro de 2019

A Missa do Parto - uma tradição madeirense

As novenas que antecedem o Natal, a época mais festiva na ilha da Madeira, são denominadas de  “Missas do Parto”. 
As Missas do Parto são, na prática, um ritual de preparação dos fiéis para o nascimento de Jesus e ocorrem do dia 15 ou 16 até ao dia 24 de dezembro.
Estas celebrações, próprias da sociedade madeirense, ocorrem de madrugada, cerca das cinco horas da manhã, e contam com grande afluência de cristãos católicos ou, simplesmente, curiosos. É uma devoção mariana e comemora os nove meses de gravidez da Virgem Maria ou Nossa Senhora do Ó, designada, na Madeira, por Senhora ou Virgem do Parto. Por esse motivo, as missas iniciam-se nove dias antes do Natal e terminam com a Missa do Galo, à meia-noite, no dia 24 de dezembro, cujo objetivo é celebrar o nascimento do Menino Jesus.
Grande parte dos historiadores acredita que esta tradição terá sido introduzida, na ilha da Madeira, pelos primeiros colonizadores, provenientes do Minho, das Beiras, do Alentejo e do Algarve.
O ritual das Missas do Parto perpetuou-se devido ao caráter fechado da sociedade rural madeirense, ao isolamento das freguesias da ilha e à insularidade.
Em pleno século XXI, a Missa do Parto continua a ser, inegavelmente, uma tradição natalícia única!
Formadora: Dalila Ornelas (CLC)


Sem comentários:

Enviar um comentário