terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Peça de teatro O Triunfo dos Porcos

No dia 29 de novembro, as turmas dos níveis Básico e Secundário dos cursos EFA dirigiram-se ao Teatro Municipal Baltazar Dias para assistir à peça de teatro O Triunfo dos Porcos, baseada na obra de George Orwell. A dramaturgia e encenação foram da responsabilidade de Duarte Rodrigues, do grupo teatral GATO. 
O Triunfo dos Porcos é uma alegoria à revolução russa de 1917 e a ação passa-se numa quinta onde vivem animais de várias espécies. Estes animais, devido às más condições em que vivem, decidem iniciar uma revolução para assumir o controlo da quinta com o objetivo de alcançar a tão ansiada liberdade e igualdade entre todos os animais.
Para o efeito, os animais estabelecem e afixam publicamente as regras do novo regime que designam por Animalismo. Os sete mandamentos do Animalismo estabelecem que aquele que andasse em duas pernas era inimigo, o que andasse em quatro patas ou asas era amigo, nenhum animal deveria vestir roupas, dormir numa cama, beber álcool, matar outro animal e, por fim, que todos os animais eram iguais.
Com o passar do tempo, as condições de vida dos animais, ao invés de melhorarem, sofrem um agravamento, com exceção dos porcos, que assumem o controlo da quinta e contrariam todos os mandamentos que outrora haviam estabelecido.
No final da alegoria, os sete princípios do Animalismo são substituídos por um único mandamento: “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros”.

Sem comentários:

Enviar um comentário