terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Visita de estudo - Museu Casa da Luz

No dia 18 de janeiro de 2020, as turmas dos Cursos EFA, B3-1 e B3-2, tiveram oportunidade de conhecer o Museu de Electricidade “Casa da Luz”. Este Museu pertence à Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) e está sediado no espaço da antiga Central Térmica do Funchal, inaugurada em 1897, pertença da então Madeira Electric Lighting Company Limited, conhecida como Companhia da Luz Elétrica, primeira concessionária de eletricidade da Madeira.
É possível acompanhar desde os primórdios da iluminação pública, na Madeira, que remontam a meados do século XIX, em que as ruas centrais da cidade do Funchal eram iluminadas por lamparinas de azeite. A iluminação pública por luz elétrica foi inaugurada em 1897. A primeira central tinha um grupo gerador a vapor, com potência de 35 Cavalos Vapor. Só em 1949 ocorrerá a transferência do domínio privado para o público deste bem essencial. O atual edifício do museu foi construído em 1956, um projeto do Arquiteto Chorão Ramalho, que posteriormente projetou a Assembleia Regional. Já em 1974 é criada a empresa pública: EEM. A Central Térmica do Funchal só foi definitivamente desativada em 1989. A EEM inaugurou o Museu Casa da Luz, a 24 de novembro de 1997, em celebração do centenário da introdução da energia elétrica na Madeira.
O museu mostra vários tipos de iluminação utilizados na cidade do Funchal ao longo do tempo e o seu respetivo mobiliário urbano, bem como o historial evolutivo da eletrificação no arquipélago com a presença de maquinaria diversa, e tem uma área dedicada à ciência e à tecnologia, dotada de equipamentos interativos.
Foi uma tarde de sábado muito bem passado, foi possível os formandos tomarem conhecimento de parte da História da evolução tecnológica, e também foi uma oportunidade rara de conhecer o edifício e o seu espólio.
Formador: Ricardo Sol (TIC)

Sem comentários:

Enviar um comentário