segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

A minha rotina diária com os equipamentos domésticos - II

 

Atividade 2

Pelas sete da manhã, o despertador tocou. Abri os olhos e constatei, através da janela, que a manhã estava esplendorosa. 

Levantei-me devagar e fiz alguns alongamentos, dirigi-me em seguida, para a casa de banho, onde o esquentador me proporcionou uma experiencia fantástica com água quente para o ritual matinal de higiene diária. Após o banho, vesti-me e fui até à cozinha, pelo caminho, fiz umas festas aos meus gatos, e retirei do frigorífico queijo, fiambre e um ovo que cozi no fogão e fiz uma sandes, que desfrutei na varanda, com um café, admirando a paisagem e verificando o tempo.

Após o pequeno-almoço, peguei as chaves do carro ou mota, conforme o tempo, o telemóvel, a máscara e saí para trabalhar.

Chegado ao trabalho, liguei o computador que necessito para atender os clientes e verifiquei o email para tarefas adicionais.

Quando os clientes chegaram, tive necessidade de imprimir os termos necessários na impressora para o atendimento.

Ao almoço, liguei a um colega para me fazer companhia.

Após um dia cansativo de trabalho, regressei a casa. Ao chegar a casa, comecei a tratar da roupa suja colocando-a na máquina de lavar. Enquanto a máquina lavava a roupa, passei o aspirador na casa, porque as gatas andaram na brincadeira pela casa soltando pelo.

Após estas tarefas, aproveitei para descansar um pouco no conforto do meu sofá, aproveitando para ligar aos meus pais através do telemóvel para saber como correu o dia deles.




Atividade 5


Com alguma nostalgia, lembro-me das brincadeiras de criança, o jogo da apanhada, o pião, o jogo do lenço, os carrinhos de esferas… nós brincávamos, ríamos, brigávamos e fazíamos as pazes. E ninguém vivia colado a um ecrã. Trocávamos ideias, explorávamos, construíamos, etc… tudo em prol da diversão e camaradagem.

As horas e locais de encontro eram planeados durante os intervalos das aulas durante a semana, pois não havia telemóveis e nem todos tinham telefone fixo.

No fim-de-semana, saíamos logo pela manhã, muitas vezes para um jogo de futebol ou volta de bicicleta, e só voltávamos antes das luzes da rua acenderem, senão havia castigo.

O aparecimento do telemóvel veio facilitar a marcação de encontros e saídas, mas também veio afastar-nos um pouco, pois em vez de nos encontrarmos para falar, falávamos ao telemóvel. Alguns convívios desapareceram, algumas amizades perderam-se com o tempo, mas também trouxe outras amizades e quando apetecia sair, à última hora, era só ligar para ver quem queria ir à discoteca, ao cinema, etc.

A evolução dos telemóveis veio afastar as pessoas, os mais idosos dizem “quanto mais perto, mais longe”. 

Os jovens de hoje estão muito dependentes deste equipamento. O contacto, a socialização são os fatores mais importantes para mim, as brincadeiras, os sorrisos, o convívio.

Muitas saudades da minha juventude…


Formando: Emanuel Bruno da Silva Castro – Turma NS2 – Cursos EFA

Formadora: Dalila Ornelas (CLC)


Sem comentários:

Enviar um comentário